terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ato público orienta para a segurança no trânsito

Um painel de 10 metros de comprimento será instalado na quarta-feira (14) na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. No local, pessoas poderão colocar mensagens homenageando os familiares e amigos que foram vítimas de acidentes de trânsito. A ação da Prefeitura marca o início da programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

A ação na Boca Maldita será realizada das 9h às 17h de quarta-feira (14). Às 11 horas haverá um Ato Público no local com autoridades e familiares para salientar a importância de se reduzir os acidentes e aprender com as situações que aconteceram e suas consequências. "Essa é uma oportunidade para as pessoas pensarem sobre os graves problemas causados pelos acidentes de trânsito", afirmou Celso Mariano, diretor de Educação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Fim de semana - Domingo, dia 18, é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Todo terceiro domingo do mês de novembro é celebrada a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para homenagear as pessoas que morreram em acidentes de trânsito no mundo inteiro. A proposta deste ano é "Agora é hora para aprender com o passado".

Em Curitiba serão realizadas ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), para sensibilizar a população sobre os graves problemas causados por acidentes de trânsito.

Os eventos ainda contam com parceiros como o Sindicato das Seguradoras – SINDSEG PR/MS, Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná – SINCOR PR, Associação Comercial do Paraná por meio das Câmaras Temáticas de Trânsito e Seguro - ACP, Instituto Paz no Trânsito – IPTRAN, bem como a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Latin Sports. 




Memorial - No domingo, dia 18 de novembro, haverá uma celebração às 11 horas no Memorial das Vítimas de Trânsito, no Parque Barigui. Será realizada a colocação de flores amarelas por Policias e Agentes de Trânsito, bem como uma oração ecumênica, soltura de balões amarelos e uma revoada de pombos em reverência à memória às vítimas de acidentes de trânsito.

Durante a Maratona Internacional de Curitiba, que também será no domingo (18), serão colocados ao longo do percurso por onde passarão os atletas, carros que sofreram acidentes de trânsito, para lembrar as consequências dos acidentes.

Histórico - O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários.

Em 26 de outubro de 2005, a Assembléia Geral das Nações Unidas por meio da resolução 60/5 sugeriu que os Estados-Membros e a Comunidade Internacional adotassem o terceiro domingo de novembro para a celebração anual.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2010 mais de 40 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito envolvendo carros e motos. Naquele ano também foram feitos mais de 145 mil internações no Brasil inteiro, em razão de acidentes de trânsito.

Em Curitiba, desde abril de 2011 é desenvolvido o programa Vida no Trânsito, que tem como meta diminuir o número de acidentes e mortes nas vias. Na capital paranaense já foram conseguidos resultados positivos na redução de acidentes com mortes e com lesões graves.

Vida no Trânsito - O Vida no Trânsito faz parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre 2011 a 2020 pretende diminuir acidentes e mortes no trânsito.

O programa é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fundação Bloomberg em dez países que concentram metade do total de mortes no trânsito registradas em todo o mundo – entre eles o Brasil, quinto no ranking que inclui Cambodja, China, Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã. No Brasil, além de Curitiba, participam as cidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Terezina (PI). Para Curitiba, o Vida no Trânsito trabalha os seguintes fatores de risco: álcool, velocidade, motociclistas e pedestres. Já os focos de ação são educação, fiscalização e engenharia.

Nenhum comentário: