terça-feira, 13 de novembro de 2012

Slackline no Parque Barigui

 
O slackline virou febre e invadiu os parques e praias de todo país. O esporte, que geralmente é praticado ao ar livre, trabalha o equilíbrio e a coordenação motora dos adeptos, a atividade exige uma boa dose de coragem e ajuda a harmonizar corpo e mente. 


"O equilíbrio é a chave do slack. Para deixar o corpo centrado e se manter em pé na fita é preciso concentração para deixar os pensamentos livres dos problemas. Com isso, o esporte contribui para diminuir o estresse, além de trabalhar a parte psicomotora e muscular, exigindo esforços principalmente no abdome, pernas e braços", explica   


O esporte possui mais cinco modalidades: 


Trickline: os adeptos utilizam posições mais estáticas em cima da fita, não há saltos acrobáticos. 
Jumpline: a fita usada nesta modalidade possui 3 cm de largura e é bastante elástica. A ideia é que o praticante seja impulsionado para o alto, facilitando a realização de saltos e giros. Como permite uma série de movimentos, o jumpline é o mais indicado para queimar calorias.
Waterline: esta modalidade é praticada com uma fita em cima de um ambiente com água, como mar ou piscina. É uma forma divertida e segura de treinar as manobras mais ousadas do jumpline. "Quando a acrobacia sai errada, a pessoa cai na água e não se machuca", explica o especialista.
Longline: essa modalidade é parecida com o slackline, só que é praticada com uma fita maior, com cerca de 20 m de distância. Nesta prática, além de trabalhar a musculatura do abdome, pernas e braços, os adeptos também desenvolvem força nas costas ao se equilibrarem.
Highline: considerada a modalidade mais difícil e radical, é praticada acima de 5m de altura. Os adeptos mais radicais já andaram a 147 m de altura. Vale lembrar que nesta técnica os praticantes utilizam equipamento de segurança. "As pessoas são presas a uma corda de segurança, caso percam o equilíbrio na fita, que em geral é mais larga e suporta um peso maior", alerta.


Aos finais de semana os AMIGOS DO PARQUE BARIGUI WICTOR e SAULO praticam o Slackline no Parque Barigui.
Wictor Eduardo Gouveia

Professor de Educação Física, Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós Graduando em Yoga.
Praticante de vários esportes vê o Slackline como uma forma de trabalhar sua mente e seu corpo.

Saulo Bontorin
Professor de Educação Física, Formato pela Faculdade Positivo. Pós Graduando em Educação Física Escolar.

Nenhum comentário: