quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Veterinários pretendem capturar jacarés do Barigui até esta quinta-feira

(Foto: Geber Vieira/Arquivo Pessoal)
 
Equipe formada por veterinários e biólogos da secretaria observam hábitos dos animais para determinar o melhor método de captura.
 
Os dois jacarés que são vistos no Parque Barigui desde o último domingo (28) devem ser capturados nesta quarta (31) ou quinta-feira (1º). Uma equipe formada por veterinários e biólogos da Secretaria do Meio Ambiente está no local para determinar a forma menos traumática de capturar os animais. Eles serão transferidos ao Zoológico de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão.
 
O trabalho do órgão municipal ocorre desde terça-feira (29). Os hábitos, como alimentação e horários em que permanecem fora da água, são analisados. Rotina e locais onde fazem os ninhos também são investigados para determinar o melhor método de pegar os animais sem causar um impacto grande na mudança dos jacarés.
Os dois répteis avistados no Barigui são da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). O “novo” animal foi localizado pela Secretaria do Meio Ambiente na tarde desta terça (30). A Gazeta do Povo flagrou um dos jacarés e registrou um dos momentos em que ele saiu do lago do parque.
Como medida preventiva, a área do entorno do lago, próximo à entrada do parque pela Rua Doutor Aluízio França, foi bloqueada pela secretaria, com fitas de isolamento. Guardas municipais orientam os usuários a não passar pelo caminho interditado.
A captura deve ser trabalhosa. Os animais terão que ser pegos quando estiverem em terra, já que são muito mais ágeis na água. Profissionais da secretaria vão cercá-los e aprisioná-los com redes. Em seguida, os bichos terão as bocas e as patas amarradas, para que o transporte até o zoológico de Curitiba seja feito.
Outros casos
Estes não foram os primeiros registros de aparições de jacarés no Parque Barigui. Segundo a Guarda Municipal, alguns animais viviam no parque, provavelmente após terem sido soltos por ali.
Em 2007, pelo menos três deles eram vistos com frequência no local. Um deles chegou a atacar um cão. Depois disso, a prefeitura decidiu capturar os jacarés e retirá-los do parque.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a última vez que um jacaré foi retirado do Barigui foi em 2009. Na ocasião, um espécime de grande porte - que ficou conhecido como "Jacaré do Barigui" - foi capturado e encaminhado ao zoológico de Curitiba, onde permanece até hoje.
 
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: