terça-feira, 27 de maio de 2014

Bá Olsen a caminho da Maratona do Sol da Meia Noite


A nossa AMIGA DO PARQUE BARIGUI BÁ OLSEN está treinando forte para mais um desafio, correr a Maratona do Sol da Meia Noite em Tromso na Noruega, no próximo dia 21 de junho de 2014.

Competidores de mais de 50 países correm de noite e em plena luz do dia, já que o sol não se põe nesta parte do Ártico, desde meados de maio até meados de julho.

Conhecida como a Capital do Ártico, Tromso é uma charmosa e simpática cidade portuária do extremo norte da Noruega, que recebe todos os anos atletas de vários partes do mundo para a Maratona. A cidade está localizada a quase 70 graus de latitude norte e a apenas 2.500 km do Pólo Norte e oferece fenômenos interessantes para quem a visita. No inverno, é possível ver as fantásticas luzes da aurora boreal, efeito do magnetismo que emana do Pólo Norte sobre as partículas lançadas pelos ventos solares, que são tempestades na superfície do Sol. Elas liberam energia na forma de luz, que pode ser vista no céu nos horários de crepúsculo, num impressionante balé de formas e cores, estas variando entre o amarelo, verde e azul. Já no fim da primavera e parte do verão, mais precisamente entre os dias 21 de maio e 21 de julho, o Sol simplesmente não se põe no horizonte. Isso mesmo! Devido à altíssima latitude, a cidade fica sem escuridão durante dois meses seguidos!

Mas para realizar este sonho e ainda homenagear seu amigo Jhonny Lima, que morreu no começo do ano em um acidente em um treino de bike, em Curitiba-PR, ela criou uma campanha para arrecadar fundos e viabilizar sua participação na Maratona.

Para colaborar basta acessar o site: http://www.salvesport.com/project/maratona-do-sol-da-meia-noite---tromso-noruega

Boa sorte Bá Olsen!

Nenhum comentário: